Igreja Adventista se mobiliza, através de seus diferentes departamentos, na luta contra o Zika Vírus

O que é o Zika Vírus?

O Zika vírus é um microrganismo que invade a célula humana, após a picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti. Após a transmissão, inicia-se o processo de multiplicação (replicação viral) que após destruir a célula, espalha partículas virais outras substâncias na corrente sanguínea, provocando uma reação imunológica no corpo e os sintomas da doença. Além disso, novos mosquitos poderão ser infectados e transmitir o vírus a outros, ao picar alguém nesse estágio.

Como surgiu o Zika Vírus?

O vírus Zika é um vírus descoberto há pouco tempo, identificado inicialmente na Floresta Zika, em Uganda, na África no ano de 1947. Posteriormente, foi encontrado em seres humanos, em 1952, em Uganda e na Tanzânia e têm-se registrado surtos da doença do vírus Zika na África, nas Américas, na Ásia e no Pacífico.

Como o Zika chegou até o Brasil?

Muitas teorias estão sendo investigadas, mas até agora não há confirmação científica. A hipótese mais aceita é que o vírus veio das ilhas do Pacífico em agosto de 2014 durante o campeonato mundial de canoagem no Rio de Janeiro, sendo pouco provável que tenha vindo durante o evento da Copa do Mundo, quando o Brasil recebeu visitantes do mundo inteiro, mas poucos dessa região. Quanto ao mosquito, a teoria mais aceita indica que o Aedes aegypti tenha vindo da África para o continente americano por navios que chegaram ao Brasil para o tráfico de escravos. No final do século XIX, já houve registro da ocorrência da doença em Curitiba, e em Niterói, no início do século XX.

Por que o Zika Vírus se espalha tão rápido?

Por que utiliza de um vetor (transmissor) muito comum, o mosquito Aedes aegypti, que encontra um ambiente muito favorável para a proliferação em climas quentes. A fêmea do mosquito suga o sangue humano para amadurecer seus ovos e, se o mosquito estiver infectado, poderá transmitir o vírus neste processo. Em geral, os mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem, mas pode variar e ele picar mais de uma pessoa. No caso da dengue, por exemplo, há relato de que um só mosquito infectado transmitiu a doença para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia. Além disso, o Aedes aegypti, é um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como lojas, escolas, igrejas, construções, por exemplo. Tem hábitos preferencialmente diurnos e costuma picar mais no período claro, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, embora possa eventualmente também picar à noite. Uma fêmea pode dar origem a 1.500 mosquitos durante a sua vida, que chega próximo a 30 dias.

Quais os países da América do Sul que estão sob risco do Zika Vírus?

O Ministério da Saúde negou associação entre o uso de larvicidas e o aumento do número de casos de microcefalia no País. Informa que somente utiliza produtos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, mesmo assim, todos passam por um “rigoroso” processo de avaliação. A OMS também emitiu nota, referendando as informações do Governo Brasileiro.

flyer_fora_zika

“Em todo o Brasil, mais de 200mil alunos da Rede de Educação Adventista estão envolvidos em projetos de educação, orientação e apoio à comunidade”.

 

Mais informações: http://www.adventistas.org/pt/saude/projeto/zika/

 

 

Clique na figura abaixo e faça o download do cartaz!